Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fundado em 16 de janeiro de 1950, é uma instituição universitária especializada no setor aeroespacial. Possui por finalidade promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais e a formação de profissionais de nível superior nas especializações do Setor Aeroespacial.

 

Desde 2017, ITA e Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK) (Berlim, Alemanha) possuem parceria que objetiva a aquisição conjunta e a implementação de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para a indústria, reunindo recursos e conhecimentos tanto do ITA quanto do IPK Fraunhofer.

Centro de Competência em Manufatura (CCM)


O Centro de Competência em Manufatura (CCM), fundado em 1991, é um laboratório multidisciplinar na área de manufatura do ITA. Desde o início, o CCM desenvolve pesquisas aplicadas e soluções integradas em pesquisas de cooperação Acadêmico-Industrial. As pesquisas conduzidas são majoritariamente multidisciplinares e agrega as áreas de Processos de Fabricação, Automação, Metrologia, Manufatura Digital e Análise Estrutural.

 

Como parte integrante do CCM-ITA, o Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) foi criado em 2011, motivado pelos anseios da Indústria Brasileira em evolução tecnológica e em destaque no mercado mundial. Ele consiste de um grupo dedicado a pesquisas em tecnologias de engrenagens e sistemas de transmissão de potência e, por essa concepção, figura como único na América do Sul. As principais linhas de pesquisa são: manufatura, projeto e comportamento dinâmico.

 

Unidade EMBRAPII de Transmissão de Potência


O CCM-ITA é uma Unidade EMBRAPII credenciada para desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência. Atuando hoje de forma multidisciplinar nas áreas de Design, Manufatura e Monitoramento e Controle de Sistemas de Transmissão.

Desenvolvendo soluções que integram processos em todo o ciclo de vida dos produtos, a Unidade EMBRAPII CCM-ITA pode impulsionar a competitividade das empresas por meio da inovação e melhorias encontradas pela pesquisa aplicada focada nas necessidades reais das empresas.